Peugeot 206 – 207 código de falha P0480

Olá Pessoal!

Hoje vou comentar sobre um problema bastante comum na linha Peugeot, a falta de funcionamento do primeiro estágio do eletro ventilador ( ventilada baixa).

Normalmente o proprietário do veículo nem percebe este problema, pois não é apresentado nenhuma indicação de anomalia no painel (luz da injeção eletrônica acessa) porém ao efetuar um diagnóstico com scanner encontramos o seguinte código de defeito:

P0480 – Mal funcionamento do controle do primeiro estágio do eletro ventiladores

Na maioria das vezes em que reparei este defeito a causa era a resistência localizado na carenagem do radiador responsável por diminuir sua rotação.

2013-10-04 15.00.192013-10-04 15.00.25

Para conseguir acesso a esta resistência a maneira mais prática é removendo o para-choque, e o teste para confirmar o problema é realizado com um multímetro.

O primeiro estágio do eletro ventilador é acionado com 97 °C e o segundo estágio em 105°C , quando este defeito ocorre notamos que o veículo aciona o eletro ventilador apenas em 105°C e não aos 97°C como seria o correto.

Outro ponto onde ocorre problemas de acionamento do eletro ventilador são seus reles localizados acima da resistência na carenagem do eletro ventilador. O rele superior é responsável pelo acionamento do primeiro estágio e o inferior o acionamento do segundo estágio.

Vista dos reles removidos da carenagem

 

Compartimento dos reles na carenagem

Compartimento dos reles na carenagem

 

Peguei um caso no 207 1.6 16V Flex com 15.000km em que o rele estava mal encaixado, acredito que já veio com este problema de fábrica pois estes reles são presos por 2 travas não sendo possivel seu deslocamento sem afastar as 2 travas.

2013-10-04 14.52.17

 

Então é isso ai pessoal, fiquem de olho para manter o motor do veículo sempre na temperatura correta!

6 Comentários » | 

Categoria:  Peugeot

04/10/2013

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6 respostas para Peugeot 206 – 207 código de falha P0480

  • GIDASIO APARCIDO escreveu em 15/02/2014 at 10:07 :

    UMA FALHIA CODIGO P0121

    • Penteado escreveu em 22/02/2014 at 09:57 :

      Olá Gidasio

      O código P0121 tem referência ao sensor de posição de borboleta, ou pedal do acelerador dependendo de qual seja seu veiculo.

      Conte-nos mais sobre seu problema e forneça algumas informações do seu carro como modelo, ano, motorização que faremos o possível para lhe fornecer detalhes mais precisos sobre qual pode ser o seu problema.

      Abraço

  • Joao pedro escreveu em 13/03/2014 at 15:16 :

    ola boa tarde! gostaria que voce me falasse do sistema de imobilização da peugeot e da citroen pois tenho que fazer um trabalho da faculdade e nao consegui nada ate agora! como funciona passo a passo! valeu

    • Penteado escreveu em 23/04/2014 at 12:16 :

      Olá Joao,

      O Sistema de imobilização destes veículos é bastante complexo, vou deixar anotada sua sugestão e assim que tiver um tempo elaboro um post sobre esse assunto.

      Abraço

  • wellington soares almeida escreveu em 20/04/2014 at 20:02 :

    BOA NOITE,
    AMIGO TENHO UM PEUGEOT 206 1.0 16V E ELE SEMPRE ATINGE A TEMPERATURA QUANDO EU LIGO O AR, MAIS AGORA (PERCEBI HOJE 20/04/20014) QUE QUANDO EU CORRO DEMAIS OU FORÇO O MOTOR ELE TAMBÉM ATINGE A TEMPERATURA, É CLARO QUE O CERTO É EU LEVAR EM UMA AUTORIZADA MAIS AI VOCE SABE COMO É NÉ?? ELES CONDENAM TUDO E COBRAM O ZÔI DA CARA RSRSRS! E AI VOCE PODERIA MIM AJUDAR? GRATO!

    • Penteado escreveu em 23/04/2014 at 12:28 :

      Olá Wellington

      Se eu entendi sua colocação, a temperatura está chegando ao máximo no mostrador do painél.

      Eu aconselho você a procurar uma oficina de confiança que trabalhe com injeção eletrônica que com certeza eles podem lhe auxiliar, mas vou citar algumas coisas que podem ocasionar este problema.

      - Bomba d´água com a turbina danificada (Neste caso a água não circula no motor)

      - Válvula termostática (Neste caso a água não circula no motor)

      - Junta do cabeçote danificada (Neste caso ocorre fuga de pressão para o sistema de arrefecimento)

      - Sensor de temperatura da água (Informando a temperatura incorreta do motor)

      Procure uma oficina e peça um diagnóstico, aqui na região custa em média R$ 50,00 e depois volte aqui para nos contar como resolveu seu problema!

      Abraço

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