Peugeot 206 – 207 código de falha P0480

Olá Pessoal!

Hoje vou comentar sobre um problema bastante comum na linha Peugeot, a falta de funcionamento do primeiro estágio do eletro ventilador ( ventilada baixa).

Normalmente o proprietário do veículo nem percebe este problema, pois não é apresentado nenhuma indicação de anomalia no painel (luz da injeção eletrônica acessa) porém ao efetuar um diagnóstico com scanner encontramos o seguinte código de defeito:

P0480 – Mal funcionamento do controle do primeiro estágio do eletro ventiladores

Na maioria das vezes em que reparei este defeito a causa era a resistência localizado na carenagem do radiador responsável por diminuir sua rotação.

2013-10-04 15.00.192013-10-04 15.00.25

Para conseguir acesso a esta resistência a maneira mais prática é removendo o para-choque, e o teste para confirmar o problema é realizado com um multímetro.

O primeiro estágio do eletro ventilador é acionado com 97 °C e o segundo estágio em 105°C , quando este defeito ocorre notamos que o veículo aciona o eletro ventilador apenas em 105°C e não aos 97°C como seria o correto.

Outro ponto onde ocorre problemas de acionamento do eletro ventilador são seus reles localizados acima da resistência na carenagem do eletro ventilador. O rele superior é responsável pelo acionamento do primeiro estágio e o inferior o acionamento do segundo estágio.

Vista dos reles removidos da carenagem

 

Compartimento dos reles na carenagem

Compartimento dos reles na carenagem

 

Peguei um caso no 207 1.6 16V Flex com 15.000km em que o rele estava mal encaixado, acredito que já veio com este problema de fábrica pois estes reles são presos por 2 travas não sendo possivel seu deslocamento sem afastar as 2 travas.

2013-10-04 14.52.17

 

Então é isso ai pessoal, fiquem de olho para manter o motor do veículo sempre na temperatura correta!

22 Comentários » | 

Categoria:  Peugeot

04/10/2013

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22 respostas para Peugeot 206 – 207 código de falha P0480

  • GIDASIO APARCIDO escreveu em 15/02/2014 at 10:07 :

    UMA FALHIA CODIGO P0121

    • Penteado escreveu em 22/02/2014 at 09:57 :

      Olá Gidasio

      O código P0121 tem referência ao sensor de posição de borboleta, ou pedal do acelerador dependendo de qual seja seu veiculo.

      Conte-nos mais sobre seu problema e forneça algumas informações do seu carro como modelo, ano, motorização que faremos o possível para lhe fornecer detalhes mais precisos sobre qual pode ser o seu problema.

      Abraço

  • Joao pedro escreveu em 13/03/2014 at 15:16 :

    ola boa tarde! gostaria que voce me falasse do sistema de imobilização da peugeot e da citroen pois tenho que fazer um trabalho da faculdade e nao consegui nada ate agora! como funciona passo a passo! valeu

    • Penteado escreveu em 23/04/2014 at 12:16 :

      Olá Joao,

      O Sistema de imobilização destes veículos é bastante complexo, vou deixar anotada sua sugestão e assim que tiver um tempo elaboro um post sobre esse assunto.

      Abraço

  • wellington soares almeida escreveu em 20/04/2014 at 20:02 :

    BOA NOITE,
    AMIGO TENHO UM PEUGEOT 206 1.0 16V E ELE SEMPRE ATINGE A TEMPERATURA QUANDO EU LIGO O AR, MAIS AGORA (PERCEBI HOJE 20/04/20014) QUE QUANDO EU CORRO DEMAIS OU FORÇO O MOTOR ELE TAMBÉM ATINGE A TEMPERATURA, É CLARO QUE O CERTO É EU LEVAR EM UMA AUTORIZADA MAIS AI VOCE SABE COMO É NÉ?? ELES CONDENAM TUDO E COBRAM O ZÔI DA CARA RSRSRS! E AI VOCE PODERIA MIM AJUDAR? GRATO!

    • Penteado escreveu em 23/04/2014 at 12:28 :

      Olá Wellington

      Se eu entendi sua colocação, a temperatura está chegando ao máximo no mostrador do painél.

      Eu aconselho você a procurar uma oficina de confiança que trabalhe com injeção eletrônica que com certeza eles podem lhe auxiliar, mas vou citar algumas coisas que podem ocasionar este problema.

      – Bomba d´água com a turbina danificada (Neste caso a água não circula no motor)

      – Válvula termostática (Neste caso a água não circula no motor)

      – Junta do cabeçote danificada (Neste caso ocorre fuga de pressão para o sistema de arrefecimento)

      – Sensor de temperatura da água (Informando a temperatura incorreta do motor)

      Procure uma oficina e peça um diagnóstico, aqui na região custa em média R$ 50,00 e depois volte aqui para nos contar como resolveu seu problema!

      Abraço

  • Anderson escreveu em 09/06/2014 at 18:17 :

    Ola amigo tudo bem?

    comigo acontece o seguinte: se eu andar em velocidade normal, sem parar(engarrafamento) ando tranquilamente, mas se eu ficar parando ou andar em velocidade baixa uns 40km/h, acende a luz de STOP e a temperatura sobe rapidamente ao maximo, sinto que a ventoinha é acionada, a luz STOP se apaga e o indicador de temperatura diminui

    pode me ajudar?
    obrigado

    • André escreveu em 15/08/2014 at 20:03 :

      Olá Anderson,

      Olha pelo sintoma eu verificaria a bomba d´água mas seria interessante acompanhar a temperatura da água utilizando um scanner se ela variar muito pode ser o sensor com problemas.

      • Jonas escreveu em 10/09/2014 at 14:09 :

        Já passei por isto uma vez. A temperatura do nada, subiu de para o vermelho e ascendeu a luz de STOP. Parei o carro imediatamente e fui verificar. No meu caso, o plug do sensor de temperatura estava com a trava quebrada e se desconectou.

    • Éderson escreveu em 16/09/2014 at 11:08 :

      Olá Anderson,

      Tive um problema parecido, no meu caso era filtro do óleo que estava muuuuuuito sujo. Com o filtro entupido, em rotação baixa e pressão normal, o óleo não conseguia passar pela sujeira, e na rotação mais alta, uma válvula abria e deixava o óleo sujo retornar ao motor, fazendo a luz `Stop` desligar pois estava `circulando` óleo no motor (mesmo que sujo).

      Espero ter ajudado.
      Att,

  • Elvis Barros escreveu em 11/07/2014 at 20:52 :

    Boa noite… Penteado, tenho um 206 1.0 16v 02/02 e tem um problema que me deixa de cabelo em pé e deve ter alguma relação com o que já foi postado mas não consigo encontrar a solução. O sistema de refrigeração (líquido) funciona perfeitamente mas, mesmo com temperatura do arrefecimento baixa, de um momento para outro o STOP do painel ativa e, o marcador de temperatura do painel vai da temperatura baixa para a máxima. Desligando e ligando o carro novamente, tudo volta ao normal mas, logo volta a acontecer essa pane. O sensor de temperatura é novo, troquei o relê da baixa rotação da ventoinha e, pensei ter resolvido o problema mas, mesmo que mais demorado, voltou a acontecer novamente… Por favor me ajude. Grato…

    • André escreveu em 15/08/2014 at 19:59 :

      Olá Elvis

      Defeito bem complicadinho esse seu, pode ser apenas um simples aterramento, um interferência causada pelo sistema de ignição ou até mesmo uma central com defeito.

      Você já fez um diagnóstico com scanner? Existem falhas armazenadas em alguma central?(injeção eletrônica/bsi/painel)

      Recomendo você a procurar uma oficina qualificada, que utilize equipamentos corretos para efetuar os testes. Com certeza o defeito será localizado.

  • Geraldo escreveu em 25/07/2014 at 10:51 :

    Bom dia, meu peugeot 206 está armando só o segundo estagio, já troquei o relê do 1° estagio e não adiantou, já olhei os fusíveis e está tudo certo, tem um relê que fica na caixa de fusíveis de numero 232303 que me parece que pelo esquema elétrico faz parte da ventoinha, mas eu não sei exatamente se é, alguém poderia me responder? será que pode ser a resistência do radiador tbm? Fico no aguardo amigos.

    • André escreveu em 15/08/2014 at 19:50 :

      Olá Geraldo,

      Pode ser sim, é um dos defeitos mais comuns.

      Não tenho um esquema elétrico para verificar agora, mas que eu me lembro os relês do primeiro e segundo estágio são fixos na carenagem do radiador.

  • Flavio escreveu em 30/07/2014 at 00:38 :

    Muito bom esse post, pena que não encontrei antes, tenho um peugeot 206 e desde que comprei, há mais de um ano tenho esse problema, quando ando acima de 30 km/h, a temperatura fica em 90° não passa disso, mas ficando muito tempo parado no trânsito, a temperatura começa a subir e o eletroventilador não é acionado, pode chegar em 100° que não aciona, como já havia levado em um autoelétrico e ele não tinha encontrado o problema, resolvi eu mesmo procurar o defeito (sou técnico em eletrônica) segui os fios do eletroventilador, até os relés, testei os dois e estavam ok, tirei o parachoque para seguir o chicote e vi um conector, logo abaixo dos relés, tirei-o e vi que um dos pinos estava derretido, desaparafusei pra ver que peça era, mas só tinha uns terminais enroscados, não tinha resistência, agora fiquei na dúvida, será que a resistência quebrou, ou alguém tirou a mesma, provavelmente queimada e enrolou os terminais achando que funcionaria assim. Outra coisa, desde que comprei o carro o ar condicionado também não funciona, tem alguma relação? o ar condicionado não usa o segundo estágio? ah, quando a temperatura chega aos 95° com o carro ligado a ventoinha não aciona, mas se eu desligar o motor, a ventoinha aciona por 5 minutos (é o segundo estágio?) acabei de fazer estes testes e resolvi pesquisar por resistencia do eletroventilador e encontrei seu blog. Muito bom, parabéns.

    • André escreveu em 15/08/2014 at 19:47 :

      Olá Flavio,

      Se a peça a qual você se refere que removeu foi a mesma da foto é a resistência mesmo. A parte interna dela é apenas um fio enrolado com um diodo. Você encontra baratinho nas autorizadas.

      Eu aconselho você a ir em uma oficina de confiança para fazer um diagnóstico, com a ajuda de um scanner é possível acionar o primeiro e o segundo estágio para verificar seu funcionamento, já aproveite e verifique falhas nas demais centrais eletrônicas do veículo.

  • boa noite tenho um 207 2010 percebi que quando ando a baixo de 40km o carro esquenta muito indo a 100 de temperatura mais percebo o acionamento da ventoinha normalmente em 95*, porem quando saio do carro e coloco a mão no capo a temperatura esta muito alta, acho muito estranho essa temperatura, isso seria normal??

    • André escreveu em 25/08/2014 at 08:04 :

      Olá Marcos

      A temperatura de 100° é normal, sei veiculo apresenta algum defeito? Você precisa recolocar água no reservatório com alguma frequência?

      Você pode ir a uma oficina de confiança e fazer um diagnóstico usando um scanner e um termômetro assim você descobre se o sistema de arrefecimento esta funcionando corretamente.

  • ARLINDO escreveu em 25/08/2014 at 16:27 :

    BOA TARDE, MUITO BOM SEU POST PENTEADO.
    TEMOS UM PEUGEOT 206 SW 1.4, NOTAMOS QUE O AR CONDICIONADO NÃO GELA MAS VEMOS QUE O COMPRESSOR ARMA NORMALMENTE O VENTILADOR INTERNO FUNCIONA OS 4 ESTAGIOS POREM NÃO ENTRA EM FUNCIONAMENTO O ELETROVENTILADOR FRONTAL, PODERIA SER ESSE O PROBLEMA DO A/C NÃO GELAR?

    • André escreveu em 25/08/2014 at 23:11 :

      Olá Arlindo

      Pode ser sim, A/C não é muito a minha praia, mas se você diz que o compressor aciona deve ter gás no sistema. Seria interessante fazer um teste com scanner e ver se o segundo estágio do eletro-ventilador entra em funcionamento.

  • marcelo aguiar escreveu em 30/08/2014 at 07:03 :

    Ola gostaria de informações tenho um pug 2004 1.4 8v e onde moro é muito quente e em dois anos q tenho o carro só vi ligar a ventoinha 1 vez depois disso nunca mais e ai onde vem minha duvida já resetei co.lutador de bordo deixei chegar temperatura pra auto ajuste do mesmo aonde pede pra deixar o ventilador ligar 3 vezes maia no meu caso qua do chega a 90 graus dai vai pra uns 93 ele logo a baixa pra uns 89 assim e assim continua nunca vi o carro aquecer mais do que isso e se só a bomba dágua está dando conta por isso n liga a ventoinha, e que ponto q liga a ventoinha se alem dessa temperatura ou tem algum problema mesmo

    • André escreveu em 16/09/2014 at 11:18 :

      Olá Marcelo,

      Este seria o funcionamento normal do sistema! Talvez você não esteja escutando a ventoinha acionar pois no primeiro estágio ela é bem silenciosa.

      Abraço

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